• Página inicial
    • Atendimento Online
    • Fale Conosco
    • Dúvidas Frequentes

Beneficiário: saiba mais sobre internações e exames de alto custo

O Instituto de Previdência dos Servidores de Minas Gerais (IPSEMG) possui uma lista de 328 procedimentos classificados como “controlados’ ou de “alto custo”. Esses procedimentos, quando indicados, devem ser solicitados em formulário específico pelo médico assistente. O formulário próprio do Instituto está disponível no endereço eletrônico www.ipsemg.mg.gov.br /Saúde/ Prestador de Serviço de Saúde/Faturamento/Formulários para faturamento.

Composta por uma equipe de médicos reguladores, está sob responsabilidade da Central de Regulação do Instituto a análise de cada uma das situações solicitadas para emissão de parecer ao próprio beneficiário e ao prestador, por meio da Central LigMinas,155.

Alguns exames/procedimentos como radioterapia convencional, fisioterapia, e densitometria óssea, podem ser solicitados em formulário próprio e não precisam de aprovação prévia. Esses formulários também estão disponíveis no site (Saúde>prestador de serviço>faturamento).

Vale ressaltar a necessidade de informações complementares sobre a situação do paciente para a realização dos exames/tratamentos. Baseados nelas, os médicos reguladores fazem a análise do pedido.

Para obter a autorização de internação na rede credenciada, o beneficiário deve possuir a indicação médica, formalizada em formulário próprio. De posse desse formulário, o  beneficiário deve procurar o prestador onde será realizado o procedimento. O prestador solicita a internação por meio do sistema de autorização do IPSEMG - SAFe.

Com o objetivo de equalizar a oferta dos serviços ao beneficiário, o IPSEMG adota critérios no processo de regulação assistencial que libera um limite de execução de exames/tratamentos, sem necessidade de pedir autorização prévia. Esse limite estabelecido para cada beneficiário, para execução direta, é dimensionado com base no perfil dele (etário e epidemiológico) bem como nos parâmetros preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Publicado em 18/12/2013 13:44

Veja mais...