Profissionais do HGIP aprimoram conhecimentos

Centro de Estudos dos Médicos proporciona aos profisionais conhecimentos com estudos de casos clínicos, treinamentos, congressos e eventos científicos.

Cientes da relevância do estudo e da investigação científica para a prática clínica e para o planejamento de serviços de saúde, a equipe assistencial do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), médicos preceptores e residentes, enfermeiros e outros profissionais, estendem seu trabalho para além dos consultórios e enfermarias. A partir de uma rotina de estudos de casos clínicos, treinamentos, participação em congressos e eventos científicos, fomentados pelo Centro de Estudos dos Médicos, esses profissionais aprimoram a assistência à saúde dos pacientes.
 
A Residência Médica do IPSEMG conta com preceptores renomados e forma centenas de novos especialistas para todo o país. “Muitos deles que hoje são referências fizeram sua residência no HGIP”, ressalta o médico Guilherme Santiago Mendes, diretor do Centro de Estudos dos Médicos do IPSEMG e coordenador da residência de gastroenterologia. Segundo ele, as atividades de ensino agregam qualidade para o atendimento. “Todos os grandes hospitais de referência no mundo são os que trabalham com ensino, principalmente a residência médica”, lembra.
 
O Centro de Estudos possui infraestrutura para as atividades de estudo, edição de livros, elaboração de artigos e outros materiais a serem divulgados. A exemplo disso, o livro “Gastroenterologia em fatos e fotos” e outros dois trabalhos - Alcoolismo e Vírus B e C da Hepatite; Infecção em Pacientes com Cirrose Hepática - são publicações que ampliarão o acervo do Centro.
 
Os materiais produzidos a partir de estudos de casos de pacientes do HGIP são apresentados anualmente em congressos, cursos, jornadas e simpósios, o que faz o nome do hospital ser reconhecido na comunidade científica.

 

Humanizando o atendimento

Três trabalhos da equipe de enfermagem do grupo de Humanização do HGIP serão apresentados no 11º Congresso Internacional Rede Unida, em Fortaleza (CE). Os projetos foram desenvolvidos pelos coordenadores e acadêmicos a partir de experiências vividas nas enfermarias por pacientes e seus familiares e profissionais da assistência. A apresentação será entre os dias 10 e 13 de abril de 2014.

IPSEMG é referência do INCA em MG

Dados coletados por nutricionistas do HGIP fazem parte de trabalho inédito publicado pelo Ministério da Saúde.

As informações fornecidas pela equipe de nutrição do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em 2012, estão registradas no Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica, o primeiro produzido no país. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o objetivo é que esse documento possa colaborar com os profissionais de saúde em suas ações, possibilitando “antecipar manifestações clínicas e nutricionais, propondo planos terapêuticos mais adequados, e garantir a equidade e a qualidade da assistência nutricional ao paciente oncológico”.

Segundo informações contidas na publicação, 45 instituições de 16 estados e do Distrito Federal participaram da elaboração do documento. E contribuir para uma melhor definição das políticas públicas, especificamente a atenção ao paciente oncológico, é também uma expectativa dos colaboradores e organizadores do trabalho.

Belo Horizonte
 
Pela segunda vez a Jornada Regional de Nutrição Oncológica do INCA ocorrerá na capital mineira. De acordo com Érika Carvalho, “em 2012, fomos a primeira instituição nacional, representando o estado de Minas Gerais, a apoiar a iniciativa do INCA, divulgando, naquele momento, o Consenso de Nutrição Oncológica, que também teve a participação do IPSEMG em sua elaboração”. 

O evento é bienal e está na sua VI edição, prevista para ocorrer no dia 5 de abril de 2014.

Publicado em 17/02/2014 14:34

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato