Equipe de Cuidados Prolongados e Paliativos

Com a finalidade de diminuir a dependência dos pacientes e realizar um trabalho em prol daqueles que estão no fim da vida, proporcionando-lhes uma passagem tranquila e digna, foi criada a Unidade de Cuidados Prolongados e Paliativos do IPSEMG. A equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais desenvolve um trabalho especial com pacientes e familiares na ala A do 10º andar do Hospital Governador Israel Pinheiro.

Cuidados Prolongados significam o apoio instrumental, material e emocional oferecido por um longo período ao paciente, independentemente da idade. Geralmente, os que necessitam deste cuidado têm um perfil de internação diferenciado, com predomínio de doenças crônico-degenerativas, evolução lenta, apresentando comprometimento funcional e dependência para atividades diárias.

Já os Cuidados Paliativos consistem em uma abordagem ou tratamento que melhoram a qualidade de vida do beneficiário e familiares diante de uma enfermidade avançada, progressiva e incurável. É proporcionada a pacientes que obtiveram todas as possibilidades de tratamento esgotadas e precisam de conforto especializado para a manutenção da vida.

De acordo com Patrícia Antinarelli, coordenadora operacional de Enfermagem da UCPP, o beneficiário começa a receber os cuidados prolongados e paliativos a partir dos critérios definidos pela equipe. A ação é desenvolvida numa linha de orientação, cuidados, prevenção e educação em saúde.

“A reunião da equipe multidisciplinar ocorre todas as quartas-feiras, e são discutidos, com todos os profissionais, o cuidado com o beneficiário, normas da instituição, demandas do setor, possibilidade de desospitalização e atenção pós alta. As corridas de leito também ocorrem, semanalmente, no dia possível para a participação de toda a equipe. Discorremos sobre os casos clínicos dos beneficiários, para desenvolvimento de propostas terapêuticas eficazes”, conta.

Trabalhar na prevenção de situações que prejudicam o beneficiário e familiares, tanto nos aspectos emocionais quanto sociais, devido ao tempo de permanência hospitalar está entre os principais objetivos da Unidade. Ao menos uma vez na semana acontece uma reunião, também, com os familiares dos pacientes, denominada Reunião de Acompanhantes UCPP.
 
“Esse encontro tem como objetivo conhecer as demandas dos beneficiários e familiares, trabalhar as relações interpessoais e criar um vínculo com a equipe multidisciplinar. Através dessas reuniões é repassado para os participantes o conhecimento e trabalho de cada profissional da equipe”, completa Patrícia.

Dentre os principais resultados da criação da UCPP está o aumento da rotatividade dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva e do Serviço Médico de Urgência (SMU), já que ao pacientes levados para receberem os cuidados paliativos ou prolongados vêm destes setores. A maior integração da família com o tratamento da doença e a recepção após a desospitalização também são destacados pela equipe. 


 

Publicado em 09/01/2015 09:36

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato