Palestras marcam a Semana da Enfermagem no HGIP

Enfermeiros e colaboradores do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, participaram, nesta terça-feira (13), de mais uma palestra da série de ações realizadas na Semana da Enfermagem - evento que celebra o dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro.

Nesta tarde, a professora da Universidade Federal de São João Del Rey e enfermeira, Selma Maria da Fonseca Viegas, falou sobre “A integralidade no cotidiano da saúde”, tema que engloba a importância do acolhimento para além dos aspectos físicos que o doente apresenta e um olhar mais humano ao paciente. Para isso, a especialista apresentou pesquisas realizadas com enfermeiros servidores do SUS (Sistema Único de Saúde), no Vale do Jequitinhonha, e as diretrizes do serviço público de saúde no Brasil. Para Selma, saúde é resultado de um processo de produção social que é expressa a qualidade de vida da população, dessa forma “reconhecer, respeitar a dignidade do ser e acolher na totalidade o paciente são os primeiros passos para ofertar uma assistência integral,” acrescentou.

Após a palestra, a equipe da Educação Permanente encenaram um teatro em homenagem aos profissionais que também receberam um cartão com fotos registradas na cabine maluca, ação de confraternização realizada semana passada no Hospital. No período da manhã, os colaboradores da área assistencial assistiram à geriatra Paula Grisolia comentando os assuntos: envelhecimento, trabalho e qualidade de vida.

Fechando os trabalhos, uma mesa redonda discutiu “A integralidade como potência para o cuidado dos diferentes sujeitos da saúde”, aonde os enfermeiros Danubia Mariane B. Jardim, Paulo Filipe de Melo e Deborah Fonseca Freire apresentaram suas experiências na atenção ao parto e nascimento, às pessoas idosas e aos pacientes portadores de necessidades especiais, respectivamente.

Com programações até o dia 15, a Semana da Enfermagem continua: amanhã (14), haverá oficinas multiprofissionais com especialistas da Fonoaudiologia, Fisioterapia e Farmácia (10h e 14h), além das sessões pipoca no período da tarde (14h, 15h e 16h). A “Noite Dançante” fechará as atividades do dia a partir das 19h.

Clique aqui e veja como foi o primeiro dia do evento.
 

Publicado em 13/05/2015 17:59

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato