Dia Mundial da Amamentação

“Amamentar é, acima de tudo, um ato de amor!”

Neste sábado (1), comemora-se o Dia Mundial da Amamentação. O leite materno (LM) é, sem dúvida, o alimento mais completo e adequado para a nutrição, o crescimento e a proteção do bebê contra doenças. É considerado o alimento mais perfeito e completo da natureza.

Para o bebê, o LM traz inúmeras vantagens, tais como: fortalecer o sistema imunológico, proteger contra a anemia e doenças crônicas, garantir uma hidratação adequada, entre outros. Para a mãe, a amamentação também traz muitas vantagens, pois favorece o retorno ao peso anterior à gravidez, diminui o risco de câncer de ovário, do endométrio e de mama, previne contra a osteoporose na pós-menopausa e aumenta a autoestima.

Além de tudo, o aleitamento materno aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho, é prático, econômico e está sempre pronto e na temperatura ideal. A seguir, algumas dicas sobre alimentação para as mamães que estão amamentando:

- Variar bastante a alimentação diária, preferindo sempre os alimentos naturais. As frutas, verduras e legumes da estação são mais nutritivas e, também, mais baratas;

- Consumir bastante líquido, incluindo sucos, água de côco, leite e muita água;

- Ingerir peixes, que irão auxiliar o bom desenvolvimento do sistema nervoso e da visão do bebê;

- Moderar o consumo de café e bebidas contendo cafeína (chá mate, refrigerantes à base de cola), pois a ingestão excessiva destas bebidas pode causar insônia e irritabilidade na criança;

- Evitar “dietas para emagrecer”, pois a amamentação exige um aumento das necessidades nutricionais da mãe e é importante para a formação adequada do LM.

É bom lembrar que não existe estímulo maior à produção de leite materno do que a própria sucção do bebê. Em caso de dúvidas ou dificuldades para amamentar, não tenha dúvidas em consultar seu médico ou equipe de saúde. Às vezes, uma simples orientação pode mudar o rumo da sua história e a do seu neném.

*Claudia Prado- nutricionista clínica da Pediatria/ HGIP

Publicado em 31/07/2015 15:52

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato