Seja doador de sangue - palestra no HGIP

Um gesto que vale muito... Doar sangue é doar vida... O apelo, constante, é feito principalmente em ocasiões como fim de ano quando os estoques dos bancos de sangue em todos os hospitais diminuem em função das festas.

Agindo principalmente de maneira solidária, o doador de sangue tem um dia nacional dedicado a ele: 25 de novembro, que foi instituído pelo decreto 53.988, de 30/06/1964.

No IPSEMG, para comemorar a data, será ministrada uma palestra pela psicóloga Elaine Silva, da Fundação Hemominas, amanhã (18/11), às 14h, no Auditório 2, Mezanino E, no HGIP (Hospital Governador Israel Pinheiro), na alameda Ezequiel Dias, 225. O evento é aberto aos interessados pelo tema.

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 2% da população brasileira faz doação de sangue e as principais exigências são estar na faixa de 18 a 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg e ter boas condições de saúde.

A retirada do sangue é um procedimento seguro para quem doa uma vez que são usados objetos individuais e descartáveis. Se mulher, são retirados 8 ml/kg de peso e no caso dos homens, 9 ml/kg e o volume máximo da doação é de 500 ml. Esse plasma doado é reposto em 24 horas e os glóbulos vermelhos, em cerca de 2 a 4 semanas.

Doar uma vez não implica em doar outras vezes, mas, se quiser, a cada dois meses os homens podem voltar a doar e se for mulher, a cada três.

É mito dizer que doar engrossa o sangue.

Seja doador.
 

Publicado em 17/11/2015 10:31

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato