26 de abril - Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, foi lembrado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do IPSEMG pelos profissionais do Núcleo de Promoção à Saúde que aferiram a pressão arterial dos beneficiários e distribuíram cartilha informativa sobre a doença.

Na oportunidade, os beneficiários também foram informados dos próximos encontros do grupo de Hipertensão, criado para ajudar os participantes a manterem a doença sob controle. Os encontros estão agendados para os dias 10, 17, 24 e 31 de maio de 2016, das 9h às 11h. Na sala de reuniões da Ala B do CEM. Os interessados em participar deverão ser inscrever pelo telefone: (31) 3247 3143.

Ainda em função da data dedicada ao combate e prevenção do problema, nesta quarta-feira, 27, a equipe fará palestra para os servidores da Imprensa Oficial a convite daquela instituição.

Entenda o que é

A hipertensão arterial ou pressão alta é o aumento da pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar, além dos valores considerados normais.

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para ter certeza do diagnóstico é indicado que a aferição seja realizada várias vezes, em situações diferentes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.

Números da Hipertensão no Brasil

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Estima-se que ela atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da hipertensão arterial podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.
 

Publicado em 26/04/2016 17:18

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato