Dia Mundial de Higienização das Mãos no HGIP

Acontece hoje, 5, no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Higienização das Mãos promovida pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP). A intenção é conscientizar pacientes, profissionais e visitantes sobre o assunto com ações de abordagem, entrega de folhetos e exibição de vídeos. Na parte da manhã o grupo voluntário, Doutores Palhaços, foram em cada andar do hospital para conscientizar sobre a importância do tema por meio de um jogo de perguntas e respostas, teste de efetividade de lavagem das mãos e muita brincadeira, rendendo boas risadas. “Hoje resolvemos trazer os palhaços para envolver de uma maneira lúdica a maioria das pessoas no hospital, mostrando a importância da técnica correta de higienizar as mãos” comenta a coordenadora do CCIH, Renata Lanna.

A coordenadora do NUSP Márcia Couto esclarece que embora a ação seja para todos os públicos, tem como foco os funcionários, já que estes estão o tempo todo em contato com pacientes e materiais variados e por isso devem se atentar para a limpeza correta das mãos. Nesta tarde, a mobilização continua no hall de entrada onde visitantes e pacientes são abordados pela equipe. Um vídeo sobre o assunto também é exibido, além da aplicação do teste de efetividade de lavagem das mãos, mostrando através de uma luz especial a sujeira que a olho nu não se nota.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 70% das infecções hospitalares poderiam ser evitadas com a higienização das mãos. São consideradas infecções hospitalares qualquer tipo de contaminação adquirida após a entrada do paciente em um hospital ou após a sua alta, quando o problema estiver diretamente relacionado à internação ou ao procedimento hospitalar, como, por exemplo, uma cirurgia.

COMO REALIZAR UMA HIGIENE CORRETA


 

Publicado em 05/05/2017 14:30

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato