Recertificação da CPTLE

Neste ano o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) recebeu novamente a Recertificação em Prevenção de Lesões de Pele da 3M. O hospital já havia alcançado o topo da certificação com a categoria Prime, e agora recebe este prêmio mostrando que o padrão de qualidade se manteve. Esse resultado é reflexo da constante busca pelo aprimoramento das ações de prevenção de lesões de pele implementadas pela Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomas (CPTLE) e da parceria com toda a equipe de Enfermagem.

A premiação aconteceu no último dia 12, durante o evento em comemoração à Semana da Enfermagem. A certificação é resultado de um processo de avaliação voluntário e sem custos para instituição, que é pautado em cinco critérios: avaliação dos protocolos institucionais de prevenção de  lesões de pele, que devem ser baseados em diretrizes atuais internacionais e nacionais; uso correto de tecnologias com foco na prevenção de lesões; capacitação da equipe visando cumprimento destes protocolos e auditorias setoriais verificando o cumprimento e registro de todas as ações de prevenção.

Segundo a coordenadora CPTLE e Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) Márcia Cristina Abreu Couto, o destaque este ano é que a CPTLE conseguiu manter os pilares relacionados não só a lesão por pressão como também a todos os tipos de lesões cutâneas: “Não tenho dúvidas que nosso diferencial é o trabalho de equipe, o envolvimento da comissão e do corpo de Enfermagem. Hoje são 35 integrantes enfermeiros na comissão, mas esse número é um multiplicador, já que envolve todos os colegas enfermeiros e técnicos do hospital.”

“É uma vitória, a cada paciente que você cuida e não abre uma lesão ou quando tratamos os que pacientes que tinham uma lesão” fala emocionada a auxiliar de enfermagem Arlete Maria Diniz sobre o trabalho realizado.

Premiações anteriores

O CTI Adulto do HGIP já foi certificado em 2011 na categoria Ouro e em 2014 categoria Diamante. Em 2015 as ações de prevenção foram intensificadas, levando a certificação na categoria Diamante para todo o hospital. O HGIP é o único estabelecimento de Minas Gerais a receber as certificações Diamante e Prime.

 A CPTLE trabalha com protocolos atualizados de prevenção de lesões de pele do IPSEMG - Prevenção de Lesão por Pressão; Prevenção de Dermatite Associada à Umidade; Prevenção de Lesões por Fricção e Relacionadas a Adesivos Médicos; Manutenção da Integridade da Pele em parceria com uma qualificada equipe de Enfermagem.

 

 

Publicado em 15/05/2017 17:00

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato