4 Dicas para Proteger a Visão dos Monitores

Quem trabalha com computador o dia inteiro, conhece aquela sensação de desconforto, irritação e cansaço nos olhos ao final do dia.
A visão começa a ficar um pouco embaçada e algumas vezes pode dar dor de cabeça. Este conjunto de sintomas é conhecido como “síndrome da visão do computador” e é uma doença exclusiva de nossa era moderna.
Não leva muito tempo para começar a sentir a tensão nos olhos. Duas horas é o tempo suficiente para entrar na zona de risco à visão. O que é muito inferior à quantidade de tempo total que passamos usando smartphone, tablets, assistindo televisão etc.
É inevitável praticar ao menos uma dessas atividades. Mas, felizmente, existem algumas coisas que os especialistas dizem que podem ser feitas para minimizar o desconforto e os danos causados por olhar para uma tela brilhante durante todo o dia.

1- A Regra dos 20 – 20 – 20

 

A cada 20 minutos de trabalho, tire 20 segundo e olhe para qualquer coisa que esteja 20 pés de distância – que equivalem a pouco mais de 6 metros.
Os olhos possuem músculos que possibilitam o movimento e foco em diferentes objetos. No entanto, se ficamos muito tempo frente à uma tela, mesma distancia, estes músculos terão mais dificuldade em ajustar-se quando, enfim, mudarmos o foco da visão.

2- Ajuste o brilho

 

Brilho da tela pode causar cansaço, dor de cabeça entre outros problemas à visão. Ajuste o brilho apenas para evitar reflexo na tela ou use um filme de antirreflexo para monitores. Também existem películas antirreflexo para smartphones.

3- Pisque

 

Quando ficamos muito tempo na frente da tela, acabamos piscando menos, o que causa ressecamento dos olhos. Piscar é um movimento condicionado e fica difícil lembrar-se, mas piscar é extremamente importante para que as lágrimas possam manter os olhos hidratado.

4- Amplie o Texto

 

A visão é prejudica pelo esforço excessivo em tentar ler pequenos textos. Além de grande parte das situações, faz com que se aproxime mais da tela expondo, assim, os olhos a um brilho mais intenso.
Para resolver, aumente o texto e ajustes de contraste de cores para fazer com que a leitura e o uso em geral, seja facilitado.

Fonte:https://biosom.com.br/blog/bem-estar/4-dicas-para-proteger-a-visao-dos-monitores/
 

 

 


 

Publicado em 29/06/2017 13:58

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato