Maneira correta de assoar o nariz


Parece algo muito simples, mas até atos tão comuns cotidianos como assoar o nariz têm sua técnica. Descubra se você faz isso certo ou errado.
As alergias, as gripes, os resfriados e as infecções podem irritar o nariz, já que se acumulam secreções e mucosidade. Assoar o nariz pode proporcionar alívio ao limpar as passagens nasais, mas é preciso fazê-lo da maneira correta para que a situação não piore. Talvez você pense… Mas fiz isso a vida toda! Todo mundo sabe como assoar o nariz! Claro, no entanto, você sempre pode aprender a fazer isso melhor e poder eliminar hábitos incorretos e até prejudiciais.



1. Faça Isso com delicadeza

Para começar, evite assoar o nariz exercendo muita força. Assoar uma única vez pode gerar 10 vezes mais pressão do que espirrar ou tossir. E quanto maior a força com a qual você está assoando, mais provável é que exista alguma mucosidade que passará para os condutos dos seios nasais que já estão inflamados, o que apenas espalharia a infecção. Isso é compreensível, mas como você pode saber se fez muita força para assoar o nariz? Se você não sente pressão nos seus seios nasais antes de assoar, mas sente depois, assoou com muita força. E se você sente um rangido nos ouvidos, isso significa que a força impulsionou a mucosidade para o ouvido médio.

2. Umedecer os condutos nasais

Use um spray salino (são encontrados nas farmácias) para umedecer os condutos nasais antes de assoar o nariz, especialmente se a mucosidade se endureceu em seu interior. Siga esta regra sempre, mas especialmente pela manhã, já que os condutos nasais tendem a se ressecar durante à noite enquanto você dorme. A técnica de aplicação do spray é muito simples: pulverize, primeiro, um lado do nariz e o outro depois. Ao pulverizar um conduto, aguarde um minuto para que funcione e faça o mesmo com o outro.

3. Um lado por vez
Talvez você sempre tenha assoado os dois lados do nariz ao mesmo tempo, mas o mais indicado é assoar os condutos nasais separadamente, nunca os dois juntos.
Embora você domine a técnica perfeitamente, é importante que você tente se proteger dos resfriados o máximo possível. Como os vírus dos resfriados se aderem às superfícies que são tocadas com mais frequência, uma boa medida para desinfetar suas mãos é lavá-las com frequência com água e sabão, especialmente se estiver perto de pessoas que já estão doentes. Se não há água e sabão disponíveis, é conveniente usar um limpador desinfetante com álcool, que ajuda a eliminar os vírus.

    Beba bastante líquido: pode ser água, suco ou caldo.
    Evite consumir álcool, café e refrigerantes com cafeína que pioram a desidratação.
    Para aliviar a coceira na garganta ou rouquidão, os gargarejos com água e sal (a proporção é de ¼ a ½ colher de chá de sal por cada oito xícaras de água) poderiam ajudar.
    Preste atenção aos conselhos da avó e recorra a uma boa sopa de frango, a qual alivia os sintomas de resfriado, já que ajuda a desprender a mucosidade e melhora a congestão.
    Se você precisar, pode tomar medicamentos sem receita médica para aliviar outros sintomas como tosse, espirros e lacrimejamento dos olhos. Sempre seguindo as instruções no rótulo.
    Se o ambiente estiver muito seco, um umidificador no seu quarto poderia te ajudar também.

Fonte: https://www.saudedicas.com.br/saude-geral/qual-e-a-melhor-forma-de-assoar-o-nariz-saiba-mais-1862179

Publicado em 25/09/2017 15:21

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato