Dicas para relaxar de verdade

É difícil encontrar tempo para descansar, e quando encontramos um espaço entre as obrigações para ficar "de boa" nem sempre parece que dá certo. Isso ocorre porque, em diversas vezes, não estamos relaxando da forma correta.

Você precisa de autocontrole
Pode parecer difícil esquecer tudo o que está acontecendo e se desligar do mundo, mas se esforçar para relaxar, quando tudo o que você realmente quer fazer é responder a e-mails, não funciona. Encontre uma atividade que deixe sua mente se afastar mais facilmente, ou simplesmente responda aos e-mails e tente relaxar depois.

Você não deve pensar no que está te estressando
Talvez o seu subconsciente ainda esteja conectando pontos e tentando resolver problemas em segundo plano, mas sua consciência não pode estar no trabalho — em vez disso, deve flutuar livremente. Uma atividade para relaxar, portanto, não pode desencadear ansiedade.

Você não deve atrapalhar suas tentativas de dormir e nem o seu sono
Se assistir televisão (fora os jornais) não te atrapalham enquanto tenta dormir, tudo bem. O mesmo vale para um copo de vinho. Mas cuidado: estudos mostram que, se consumidos dentro de poucas horas antes da cama, ambos podem interferir no sono — os culpados são a luz azul do primeiro e o álcool do segundo. Se você está lutando para dormir, provavelmente é melhor eliminar a TV de última hora e a sua bebida noturna.

Caminhe
Um estudo mostrou que caminhar aumenta o pensamento criativo de 40 a 60 por cento. A princípio os pesquisadores acreditavam que o principal benefício da caminhada era o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, mas aparentemente há uma ligação entre andar e prestar atenção, mais especificamente na região do nosso corpo responsável por aproveitar as coisas. Por isso, caminhar por aí pode ser uma boa maneira de descontrair.

Encontre os amigos
Pesquisas mostram que, após períodos estressantes as pessoas que encontram e relaxam com os amigos experimentam uma recuperação muito mais rápida dos hormônios testosterona e cortisol, que se relacionam diretamente com o descanso. Outros estudos mostram que a conexão social ajuda a levar o sistema nervoso a um estado de repouso e libera hormônios que têm propriedades anti-inflamatórias, como ocitocina e vasopressina.

Experimente a natureza
O tempo gasto na natureza está associado a estados fisiológicos e psicológicos mais relaxantes — até mesmo ver imagens de paisagens naturais por alguns minutos resulta em um aumento do pensamento criativo. No livro The Nature Fix, Florence Williams sugere que "a natureza nos acalma com fascínio suave, ajudando a descansar nossas faculdades de atenção direta de cima para baixo".

Caminhe na natureza
A combinação das últimas duas dicas é mais do que indicada para quem quer descansar. Foi descoberto que dar uma voltinha por belas paisagens naturais junto com alguns amigos ajuda a relaxar. Contudo, lembre-se de não levar o celular, ou pelo menos desligá-lo.

Medite prestando atenção
Muita gente acha que meditar é "esvaziar o pensamento". Obviamente, é difícil não pensar em absolutamente em nada. Por isso, o segredo é focar. Preste muita atenção às sensações em várias partes do seu corpo. Você pode fechar os olhos e concentrar-se profundamente nos seus pés contra o chão, seus pulmões contraindo e relaxando, seu coração batendo, etc. Estudos mostram que em apenas dez minutos essa meditação é efetiva na promoção da recuperação psicológica.

Durma!
Isso é óbvio, mas fato é que nenhum outro tipo de descanso é tão eficaz quanto dormir. Cochilos curtos (10 a 30 minutos) podem dar um impulso de energia e criatividade, mas nada pode substituir a enorme importância de dormir sete a nove horas por noite. É simples: o sono é uma das coisas mais produtivas que você pode fazer.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/10/9-dicas-cientificas-que-vao-te-fazer-relaxar-de-verdade.html

Publicado em 30/10/2017 14:07

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato