IPSEMG é premiado em evento

O 5º Congresso Internacional de Prevenção de Lesões de Pele (Interpele) aconteceu em Belo Horizonte, nos dias 15 a 17 de maio de 2018, no Hotel Ouro Minas, e contou com a presença de enfermeiros do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) que integram a Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões e Estomas (CPTLE).

Durante o congresso, o IPSEMG/HGIP recebeu pela sexta vez a certificação por desenvolver as melhores práticas relacionadas à Prevenção de Lesões de Pele. A enfermeira da CPTLE e do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), Sarah Buzato de Souza Motta falou sobre o evento: “foram dias de muito aprendizado e troca de experiências que serviram para consolidar conhecimentos e ampliar ainda mais o olhar de prevenção de lesões de pele”.

A adesão ao processo de avaliação para a certificação é voluntária e realizada por uma empresa multinacional, sem custos para a instituição avaliada. Este processo está pautado em cinco critérios: avaliação baseada em diretrizes atuais internacionais e nacionais dos protocolos institucionais de prevenção de lesão de pele; uso de tecnologias na prevenção de lesões; capacitação da equipe de enfermagem visando o cumprimento dos protocolos e uso correto das tecnologias; auditorias setoriais verificando o cumprimento das medidas de prevenção à beira leito e registro de todas as ações de prevenção no prontuário eletrônico do paciente.

Em 2011 a certificação foi na categoria Ouro, em 2014 na categoria Diamante e desde 2015 o HGIP mantém-se no topo, com o certificado na categoria Diamante Prime. A coordenadora da CPTLE e do NUSP, Márcia Abreu, comenta sobre a receita do bom trabalho. “O segredo do sucesso da CPTLE está no envolvimento da Diretoria de Saúde e da Gerência Hospitalar que apoiam todo o trabalho desenvolvido pela CPTLE; na dedicação da equipe do Departamento de Farmácia (DEAFAR) no que se refere a aquisição e manutenção de insumos e tecnologias de saúde destinadas à prevenção de lesões de pele e, principalmente, na atuação da equipe de enfermagem na manutenção das melhores práticas de prevenção descritas nos protocolos da CPTLE, garantindo uma assistência de saúde mais segura e de qualidade”, concluiu.

Publicado em 22/05/2018 16:20

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato