Dez motivos para ter uma garrafinha de água no trabalho

 

A importância de manter uma garrafinha de água no escritório, é o simples fato de que assim você não vai se esquecer de se hidratar.

Durante o expediente o tempo passa rápido demais, e já ouvi muitas pessoas dizerem que "quando vão ver" já está quase na hora de ir embora e não beberam uma gota de água sequer durante todo o dia, o que pode ser considerado um atentado contra a própria saúde.

Que beber água faz bem à saúde, isso todos nós já sabemos. Mas na lista abaixo cito alguns dos motivos que tornam a sua ingestão tão importante, para que você tenha ainda mais consciência de que não deve esquecê-la.

  • Proteja seu coração

Segundo estudo feito pela Loma Linda University, pessoas que bebem mais de cinco copos diariamente – o equivalente a dois litros de água, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração. O sangue mais diluído, flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames.

  • Controle sua pressão sanguínea

“A água tem grande influência no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue”, explica o fisiologista Raul Santo.

  • Aumento da resistência física

É comum que ao praticar exercícios físicos, a perda de água pelo suor faça com que nosso desempenho piore. Isso acontece também longe do treino. De acordo com especialistas, algumas profissões exigem um esforço muito grande do corpo, e consequentemente, há uma perda maior de água pela transpiração.

  • Prevenção de Cãibras

As cãibras são o resultado de um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. “Elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares”, diz Raul Santo.

  • Melhora o funcionamento do intestino

Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

  • Limpeza do organismo

O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda a eliminar substâncias tóxicas e prejudiciais relacionadas a algumas doenças. “A cada 500 gramas de gordura que o organismo metaboliza, são produzidos e despejados no organismo cerca de 550 gramas de um mix de água e resíduos que tende a se acumular cada vez mais. Para que sejam eliminados, só há um meio: botar mais água para circular no corpo, o que proporciona uma espécie de faxina interna, garantindo o equilíbrio hídrico do organismo”, explica a nutricionista Márcia Curzio.

  • Proteção contra pedra nos rins

Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. “A ingestão contínua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de “limpar” o sangue eficiente”, diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.

  • Manter a forma

Uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina – de acordo com cientistas do Vanderbilt University Medical Center. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda até a conter o apetite, pois, ao ingerirmos bastante líquido durante o dia, conseguimos manter o estômago relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

  • Proteção dos olhos

“Os olhos são órgãos muito sensíveis a desidratação. Por isso, manter o organismo com níveis de água elevados, protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares como inflamações e infecções”, diz Raul Santo.

  • Manter a pele jovem

Quem quer cuidar bem da pele, não pode esquecer de hidratar o corpo. A pele perde a elasticidade, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

Texto adaptado do site:

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/8-motivos-para-ter-uma-garrafinha-de-agua-no-trabalho/86211/

https://www.reliza.com.br/10-otimos-motivos-para-beber-agua-durante-o-trabalho/

Publicado em 04/10/2018 16:08

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato