Você dorme, dorme e ainda se sente cansado? Veja as possíveis causas

Dormir é um dos melhores recursos para recarregar nossas baterias, mas e quando isso não funciona? Muita gente, mesmo dormindo 8h indicadas (ou até mais!), tem dificuldade de acordar revigorado no dia seguinte. E isso pode se dever a diversos fatores. Confira alguns deles:

  • Você está com uma baixa qualidade de sono

Na maior parte dos casos acordar cansado significa que o sono da noite não ocorreu da forma que deveria. Para entender melhor, o sono é dividido em fases , que acontecem de forma ordenada, em ciclos que se repetem ao longo da noite. Em cada fase o cérebro comanda processos importantes para o metabolismo e até para a limpeza do órgão.
Se existem fatores que atrapalham o sono e fazem a pessoa acordar no meio dessas fases, o cérebro volta para o começo desse processo, o que atrapalha na qualidade do sono. Isso pode acontecer com estímulos luminosos ou sons, por exemplo.
Uma questão é que muitas vezes esses despertares podem não ser percebidos pela pessoa, que é o que acontece com quem tem apneia do sono, por exemplo: ocorrem pequenas paradas respiratórias em que o corpo desperta levemente para recuperar o ar, mas a pessoa não percebe. No entanto, você só deve se preocupar com as doenças do sono se o sintoma de acordar cansado for frequente.  

  • Você não respeita seu horário de sono

Quando o corpo está acostumado a dormir e acordar aproximadamente no mesmo período, ele começa a despertar no horário de costume. Porém, o cérebro estará com outra mensagem: continuar dormindo, especialmente se você estiver mais cansado do que de costume. Assim, a confusão está feita.
O corpo é programado para estar em alerta ou em sonolência em determinados períodos dentro das 24h do dia. Pela manhã o sol nasce e, então, o hormônio do sono já dormiu; já o hormônio do alerta, o cortisol, aumenta; em seguida, as células, musculatura, frequência cardíaca, temperatura do corpo, enfim, vários mecanismos são acionados, independente do nosso estado, para que o corpo passe a funcionar e ocorra o despertar.
Dessa forma, se a pessoa está mais cansada e vai contra a corrente do corpo, continuando na cama, o cérebro tenta se manter dormindo para restabelecer o metabolismo, excretar certas substâncias e colocar em dia as tarefas que não foram realizadas no organismo na noite anterior. Mas isso gera um desequilíbrio, porque o corpo está programado para funcionar naquele horário. Essa ação do cérebro para manter o sono, ao mesmo tempo em que outras partes do corpo estão prontas para acordar, podem resultar em dor de cabeça, dor muscular, inércia de sono, falta de força e energia. Isso tudo porque a janela de despertar foi ultrapassada.

 

  • Você dorme mais do que deveria

Ao dormir até mais tarde no final de semana, a fase de sono profunda se estende, e você pode acabar acordando bem no meio dela. Ao despertar, nossa atividade cerebral fica semelhante a esse estágio de sono profundo, ficando mais lentificada, o que pode dar sensação de moleza, cansaço e até de estar levemente grogue.

Publicado em 21/02/2019 15:56

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