Homeopatia, própolis, inhame e alho: o que é mito ou verdade na prevenção e recuperação da dengue

 

Própolis, alho, suco de inhame, tratamento homeopático. Vários produtos naturais estão sendo usados pelos brasileiros para prevenir ou tratar os sintomas da dengue, em um momento em que há surto da doença em vários Estados brasileiros – somente em Minas Gerais, há mais de 165 mil casos prováveis desde janeiro.

Mas esses produtos naturais são eficientes? De acordo com Virgínia Andrade, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, não há comprovação científica de que o consumo de própolis, alho ou qualquer outro alimento ajude o indivíduo a repelir o mosquito Aedes aegypti. “O repelente é a única forma segura de prevenir a picada. As suposições precisam de estudos e análises estatísticas. Enquanto isso não é comprovado, não é recomendado buscar uma alternativa ao repelente”, afirma.

A homeopatia, segundo a médica, pode ser utilizada para aliviar os sintomas, mas não há medicamento para combater o vírus. “Para o controle da dor ou da coceira, por exemplo, pode ser usada a homeopatia”, explica.

Sobre a alimentação dos pacientes diagnosticados com a doença, a infectologista afirma que a hidratação continua a ser a principal recomendação médica para o tratamento. “O suco ou o chá ajudam na hidratação, mas não há comprovação científica sobre os benefícios do inhame ou de outro alimento no tratamento da dengue”, explica. Caso paciente utilize o inhame para um suco, deve ficar atento a cuidados de higienização.

“O importante é que a população atue no combate ao mosquito, já que o período de chuvas se prolongou, use repelentes e procure atendimento médico quando tiver sintomas, especialmente mais graves, como dor abdominal, febre alta e sangramentos volumosos, pelo nariz, gengiva ou fezes”, recomenda Virgínia.

Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/homeopatia-pr%C3%B3polis-inhame-e-alho-o-que-%C3%A9-mito-ou-verdade-na-preven%C3%A7%C3%A3o-e-recupera%C3%A7%C3%A3o-da-dengue-1.712029

Publicado em 09/05/2019 14:25

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato