14/11: Dia Mundial da Diabetes

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, resultando assim num aumento de açúcar (glicose) no sangue.

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia.

Portanto, se houver falta desse hormônio ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose (açúcar) no sangue e, consequentemente, a diabetes.

Tipos

A diabetes possui diversos tipos. Os mais comuns são:

Tipo 1: Doença crônica, com fatores genéticos, que aparece na infância ou adolescência. Concentra entre 5% e 10% do total de pessoas com a doença. O corpo não produz insulina.

Tipo 2: Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ela está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

Gestacional: Diagnosticado no segundo ou terceiro trimestre da gestação, normalmente está associada a alterações hormonais que resultam em resistência à insulina. Traz riscos tanto para a mãe quanto para o feto e neonato.

Sintomas

Dentre os principais sintomas da diabetes encontram-se o aumento de apetite, muita sede, tontura, falta de concentração, alterações visuais, impotência sexual, sonolência, infecções na pele e unhas, desmaios, aumento do número de micções (vontade de urinar).

Prevenção

  • Comer diariamente verduras e legumes.

  • Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras.

  • Não fumar.

  • Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias).

  • Manter o peso controlado.

O Departamento de Promoção da Saúde (DEPS) do Ipsemg oferece o Curso Online de Orientações ao Paciente Diabético. O curso conta com palestras educativas ministradas por profissionais da saúde (Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social) visando auxiliar o beneficiário no monitoramento e controle do Diabetes e prevenir os agravos da doença.

Publicado em 12/11/2021 13:25