Você já teve câimbras?

Quem nunca apresentou uma contração involuntária dos músculos do corpo, que geram dores agudas, sensação de rigidez e dificuldade de movimentação das articulações? O nome disso é câimbra, uma contração rápida, involuntária e dolorosa de algum músculo do nosso corpo.

Essa sensação pode acontecer em repouso ou mais comumente depois de uma atividade física extenuante, em que ocorre uma diminuição da hidratação muscular, levando a uma hipersensibilidade da musculatura aos eletrólitos locais e aos agentes oxidantes e potencializando uma função anormal do músculo.

Existem algumas situações que podem desencadear cãimbras no nosso corpo. São elas:

1 - Exercícios físicos extenuantes, que levam a uma alteração da função muscular;

2 - Doenças hepáticas ou renais, que modificam a biodisponibilidade dos nutrientes corporais;

3 - Gravidez, pela exigência física que ocorre na geração do bebê;

4 - Deficiência de alguns minerais, como cálcio e potássio, que são importantes para a contração e relaxamento dos músculos. Assim, quando o nível desses minerais está muito baixo, podem surgir cãimbras frequentes, inclusive podem acontecer durante o dia, sem uma causa aparente;

5 - Insuficiência vascular: pela diminuição do fluxo sanguíneo, os nutrientes ficam com maior dificuldade de circular pelos músculos, levando a câimbras

6 - Falta de atividade física e fraqueza muscular: músculos fracos fadigam mais rápido, gastam nutrientes de forma descontrolada e aumentam a incidência de contraturas musculares.

O mais interessante é que as cãimbras pode acontecer tanto por uma exigência física extenuante como por uma musculatura que tem baixa capacidade de exercer as suas atividades, levando ao aumento de agentes oxidativos, gasto de nutrientes de forma desordenada e uma mudança momentânea da biodisponibilidade dos sais minerais musculares.

O tratamento desse sintoma pode ser simplesmente uma reposição de potássio, cálcio e vitaminas , como também um controle global das atividades físicas um equilíbrio entre carga exigência e resistência muscular deve ser buscado.

Texto por: Tiago Baumfeld
Disponível em: https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/colunistas/tiago-baumfeld/2022/05/05/noticias-saude,285755/voce-ja-teve-caimbras.shtml 

Publicado em 05/05/2022 15:58