Em tempos de quarentena

A saúde física da população é a preocupação mais urgente no combate ao novo coronavírus. Medidas como a quarentena vem sendo tomadas para que se evite a propagação do vírus. Mas se de um lado evitamos a transmissão localizada da covid-19 entre pessoas, surge um novo problema. A saúde mental das pessoas que estão isoladas em suas casas. Além do excesso de informações a todo instante que pode prejudicar nossa saúde mental, e projeções negativas que geram muita ansiedade, pânico e desespero.
 
Visando informar sobre algumas ações que podemos tomar durante este momento de isolamento para cuidar da saúde mental, conversamos com a psicóloga do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Priscilla Bicalho. Segundo Priscilla uma das principais ações a se tomar é a criação de uma cortina. “ Devemos criar uma rotina com hábitos diários pois traz a sensação de utilidade, preenchimento do tempo e movimento. Essa rotina pode incluir atividades ligadas ao cuidado com a alimentação, planejamento de sonhos e metas, atividades com o corpo, organização e limpeza da casa.
 
Outra ação importante a se tomar é evitar o excesso de informações sobre a atual situação. Segundo a psicóloga a imersão constante sobre notícias da doença pode acabar gerando estresse e ansiedade. Para se evitar isto, o sugerido seria escolher uma fonte confiável, e uma vez ao dia acessá-la para se atualizar sobre o assunto.
 
Algumas ações simples que podem ser tomadas para que se evite o desespero e estresse com a atual situação são: realização de atividade de mindfulness, em que tiramos um momento para entrarmos em contato com o corpo, praticando a atenção plena do corpo e respiração; assistir a um filme, série ou documentário com temas leves e inspiradores; ler livros e fortalecer a fé através de orações e meditações.
Publicado em 23/03/2020 16:38

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato