Ipsemg oferta laserterapia para pacientes oncológicos

Beneficiários do Ipsemg, em tratamento oncológico, contam com terapia à base de laser de baixa intensidade para prevenir ou tratar a mucosite oral (MO), complicação aguda que acomete esses pacientes. Para ter acesso ao serviço, o paciente deverá ser encaminhado à Gerência Odontológica (Geodont) por seu médico assistente.


Como explica Joanna Farias da Cunha, especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, mucosite oral é um quadro inflamatório, que surge entre o 5º e o 14º dias após a quimioterapia e radioterapia e provoca feridas erosivas na boca.  O problema evolui com dor e desconforto, causando prejuízo na fala, na deglutição e na alimentação, podendo levar a desidratação e má nutrição. “Além disso, as ulcerações podem trazer prejuízo ao tratamento oncológico e aumento do tempo de internação, acarretando predisposição a infecções, febre, necessidade de nutrição parenteral total e necessidade de uso de analgésicos intravenosos”, acrescenta.


A especialista ainda diz que o problema incide em 90 a 97% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço tratados com radioterapia e em 76,3% e 89% dos pacientes submetidos à oncoterapia para transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Na quimioterapia, essa incidência varia, conforme o protocolo e o tipo de medicação.


Diante disso, a terapia com laser nesses pacientes promove a bioestimulação tecidual, aumenta produção do colágeno e fibroblastos e  acelera a cicatrização.


“Os lasers de baixa intensidade aumentam o metabolismo celular, estimulando a atividade mitocondrial, atuando como analgésicos anti-inflamatórios e reparadores da lesão mucosa”.


A Geodont atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na avenida dos Andradas, 367- Centro de Belo Horizonte.

Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!
 

Publicado em 11/09/2019 12:34

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato