Simbravisa mostra experiência do Ipsemg

 

A equipe de Fonoaudiologia e Odontologia no Centro de Terapia Intensiva adulto do Hospital Governador Israel Pinheiro do Ipsemg participou na última semana de novembro, no Expominas, do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa que teve como tema “Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária”.

“Atuação interdisciplinar Fonoaudiologia / Odontologia em Centro de Terapia Intensiva:  um relato de experiência” foi o tema da apresentação da fonoaudióloga Margaret Diniz da Côrte, das dentistas Joanna Farias da Cunha, Larissa Faria e Marilene Barros de Melo, Maria Lúcia Alvarenga Muinhos que fazem parte da equipe HGIP/Ipsemg.

Com o objetivo de minimizar o risco de infecção hospitalar e os efeitos colaterais advindos de tratamentos e medicamentos essa equipe interdisciplinar foi implantada em fevereiro de 2019 e, desde então, vem sendo desenvolvido ações conforme preconizado pela Resolução de Diretoria Colegiada Nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dentre as estratégias implementadas estão a busca ativa com exame diário da cavidade bucal dos pacientes, avaliação e reabilitação fonoaudiológica e odontológicas das demandas terapêuticas passíveis de realização no âmbito do CTI; capacitação e supervisão periódica dos técnicos de enfermagem sobre condições orais adequadas, principais alterações, importância, forma de realização da higiene oral e sua relação com a redução das infecções relacionadas; montagem e orientação de uso de kit de higiene oral, contendo recursos estratégicos para a correta higienização oral; implantação do uso da saliva artificial como estratégia de reabilitação e prevenção das lesões orais por ressecamento; discussões interdisciplinares e orientações à equipe  interdisciplinar; orientações aos pacientes no leito e aos familiares nos horários de visitas.

Os resultados estão sendo avaliados conforme retornos dos pacientes. Segundo Margaret Côrte os pacientes do CTI apresentam  redução das lesões orais por ressecamento e do desconforto oral.


 

 Conheça mais as redes sociais do Ipsemg no Facebook, Youtube e Twitter!

Publicado em 03/12/2019 13:35

EVENTOS

Veja mais...

IPSEMG IPSEMG - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Papa João Paulo II, nº4001 - bairro Serra Verde - 3º e 4º andares do prédio Gerais
Belo Horizonte/MG - CEP: 31630-901
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades, Política de privacidade  Telefones de contato