Marcação de exames e/ou procedimentos

Atualizado em: 16/01/2020

A marcação de exames na rede própria do IPSEMG - capital pode ser realizada pela Central de Atendimento do LigMinas pelo telefone 155 (telefone fixo) ou (31) 3069.6601 para ligações por celular ou para residentes fora de Minas Gerais, de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 19h.

Para a rede de prestadores credenciada do IPSEMG, o agendamento é feito diretamente nos consultórios, clinicas, hospitais, laboratórios do prestador, por meio dos telefones constantes no catálogo eletrônico que está disponível no link abaixo.

Para solicitar autorização para os exames e/ou procedimentos classificados como alta complexidade - neste caso o médico assistente tem conhecimento sobre para quais exames há essa exigência -  pelo  IPSEMG, é  necessário  autorização prévia tanto para a rede própria como para rede credenciada no interior e na capital.

O processo de solicitação, análise e autorização prévia é realizado via SAFe - Sistema de Autorização e Faturamento Eletrônico do IPSEMG. Para submeter a solicitação à análise da Central de Regulação e obter a senha de pré-autorização:

• Prestadores de serviço - deverão cadastrar a solicitação no sistema SAFe.
  • Beneficiários - deverão entrar em contato com a Central de Atendimento - LigMinas, pelo telefone 155 (telefone fixo) ou (31) 3069.6601 para ligações por celular ou para residentes fora de Minas Gerais, opção 03 - Serviços do IPSEMG e em seguida opção 04 - Autorização de procedimentos, ou comparecer à  unidade regional mais próxima.

É necessário o preenchimento de todos os campos do formulário: Pedido de Diagnóstico e Tratamento (localizado no links abaixo) para a análise da auditoria médica do IPSEMG.

Para preenchimento dos campos referentes ao código e à descrição do procedimento, consultar a Tabela de Procedimentos de Internação Hospitalar que também está localizado nos links abaixo.

• Cartão do Ipsemg do beneficiário;
  • Carteira de Identidade ou outro documento legal que conste foto, data de nascimento, filiação e naturalidade;
  • Pedido médico original;
  • Laudo médico devidamente preenchido e assinado pelo médico solicitante do procedimento classificado como alto custo - (Pedido de Diagnóstico e Tratamento).

Conforme regras de coparticipação.

Centros, Agências e Postos Regionais do Ipsemg

Exames, Terapias e Procedimentos Simples

Exames, Terapias e Procedimentos Especiais

Guia Médico (Catalágo da rede assistencial)